Quando vou precisar?
Além de tudo que acabei de falar, você vai usar o boardview em algumas situações bem distintas, entre elas vou citar a mais comum acredito eu: onde a placa não possui serigrafia. Placas sem serigrafia não tem a identificação de cada componente. Não é identificado o que é um indutor, uma bobina, um capacitor e por aí vai. Com o boardview podemos identificar todos os componentes, tensões e sinais por exemplo. Isso facilita o reparo e troca de componentes.
Tem diferença entre boardview e boardviewer?
Amigos, vou esclarecer isso de acordo com o meu conhecimento pessoal ok? Eu já recebi essa pergunta algumas vezes, pois, os dois termos são usados.
Na minha concepção, sim, há diferença entre “boardview” e “boardviewer”. Vou pontuar isso aqui segundo o meu entendimento:
-
Boardview: Refere-se aos arquivos que contêm o layout esquemático e informações técnicas de uma placa de circuito, como uma placa-mãe ou uma placa de vídeo. Esses arquivos geralmente têm extensões como .asc, .bdv, .brd, .bv, .cad, .cst, .gr, .f2b, .faz, .fz e .tvw. Eles são usados por técnicos e engenheiros para análise e reparo de placas de circuito.
-
Boardviewer: É um software específico projetado para abrir e visualizar arquivos boardview. Graça ao programa, os usuários podem navegar pelo layout da placa, identificar componentes, traçar conexões e realizar análises mais detalhadas. Um boardviewer fornece uma interface gráfica amigável para facilitar a visualização e o uso dos arquivos boardview.
Em resumo, o boardview é o arquivo que contém as informações técnicas e o layout da placa de circuito, enquanto o boardviewer é o software usado para abrir e visualizar esses arquivos. O boardviewer é necessário para acessar e interpretar as informações contidas no boardview.
Programas leitores de boardview
Existem vários programas leitores de boardview disponíveis que podem ser usados para visualizar os arquivos boardview. Não vou listar aqui várias das opções, pois, vamos focar somente em um específico e que abre praticamente todos os tipos de arquivos de boardview. Isso facilita o estudo. Mas, existem muitas opções, inclusive alguns abrem somente um tipo de arquivo.
Por exemplo: um visualizador ASUS Board que abre somente boardview .ASC. Isso já se torna uma limitação.
Neste curso vamos estudar especificamente um programa leitor de boardview chamado BoardViewer. Ele é um programa bem popular no meio técnico e é o que abre praticamente todos os tipos de arquivos: .asc, .bdv, .brd, .bv, .cad, .cst, .gr, .f2b, .faz, .fz e .tvw.
Sobre o autor
Sobre o Autor